4.7.09

ESTUDOS BÍBLICOS


2.1 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL






O Avivamento da Rua Azusa, na cidade de Los Angeles - EUA, marcou profundamente o Cristianismo mundial. Hoje, dos cerca de 850 milhões de cristãos protestantes e evangélicos no mundo, mais de 660 milhões pertençam a igrejas que foram diretamente influenciadas pelo avivamento da Rua Azusa (Pentecostais, Carismáticos, Terceira-Onda, movimento de Cruzadas, Ministérios Independentes, etc.) e as últimas estimativas apontam para a realidade de que até 2025 os Pentecostais serão o maior ramo do cristianismo no mundo. Aleluia!
O início do avivamento não pode ser precisamente definido, mas com certeza grande parte de seu ideal foi iniciado com o ministério do Drº Charles Fox Parham. Em 1898 Parham fundou um ministério, incluindo uma Escola Bíblica, em Topeka, Kansas. Depois de estudar o livro de Atos dos Apóstolos, os alunos começaram buscar o quase desconhecido para a igreja da época: batismo no Espírito Santo, e, no dia 1° de janeiro de 1901, uma aluna, Agnes Ozman, recebeu o batismo, com a manifestação do dom de falar em novas línguas. Nos dias seguintes, outros alunos, e o próprio Parham, também receberam a experiência e falaram em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Parham, com seu pequeno grupo de alunos e obreiros, começou a pregar sobre o batismo no Espírito Santo, e também iniciou um jornal chamado "The Apostolic Faith" (A Fé Apostólica). Em Janeiro de 1906 ele fundou uma outra escola Bíblica na em Houston, Texas, a fim de espalhar a mensagem de fogo. Um dos alunos esta escola foi William J. Seymour. Nascido em 1870, filho de ex-escravos, Seymour estava pastoreando uma pequena igreja Holiness na cidade, e já estava orando cinco horas por dia para poder receber a plentitude do Espírito em sua vida e a favor de um grande Avivamento sobre a Igreja.
Vítima das leis de segregação racial quase foi impedido pelas autoridades de freqüentar a escola. Ele não foi autorizado ficar na sala de aula com os alunos brancos. Persistiu, entretanto, assistindo as aulas do corredor. O jovem também não pude orar nem receber oração com os outros alunos, conseqüentemente, não recebeu o batismo no Espírito Santo na escola de Parham, mesmo concordando com a "nova" mensagem.
Uma pequena congregação Holiness da cidade de Los Angeles ouviu sobre Seymour e o chamou para ministrar. Mas quando ele chegou e pregou sobre o batismo no Espírito Santo e o dom de línguas, foi rapidamente excluído daquela congregação. Sozinho na cidade de Los Angeles, sem sustento financeiro nem a passagem para poder voltar para Houston, Seymour foi hospedado por Edward Lee, um membro daquela igreja, que viu nele um ousado homem de Deus e mais tarde, por Richard Asberry. Willian ficou em oração, aumentando seu tempo diário de comunhão com Deus para sete horas por dia, pedindo que Deus o concedesse "aquilo que Parham pregou, o verdadeiro Espírito Santo e fogo, com línguas e o amor e o poder de Deus, como os apóstolos tiveram. O Dom dos Céus".
Logo uma reunião de oração começou na casa da família Asbery, na Rua Bonnie Brae, número 214. O grupo levantou uma oferta para trazer Lucy Farrow, amiga de Seymour que já havia recebido o batismo no Espírito Santo, da cidade de Houston. Quando Farrow chegou orou por Edward Lee, que imediatamente caiu no chão e começou falar em línguas estranhas.
Naquela mesma noite, 9 de abril de 1906, o Poder do Espírito Santo caiu tremendamente na reunião de oração da Rua Bonnie Brae, e a maioria das pessoas presentes começaram falar em línguas. Jennie Moore, que mais tarde se casou com William Seymour, começou cantar em línguas estranhas e tocar o piano, apesar de nunca tiver aprendido a tocar e muito menos a cantar em tal melodia.
A partir deste Pentecoste, a casa na Rua Bonnie lotou de pessoas que almejavam o batismo no Espírito Santo e toda aquela Renovação. No entanto, tudo aquilo era apenas o começo. Dentro de poucos dias, o próprio Seymour também recebeu o batismo e o dom de línguas.
Uma testemunha das reuniões na Rua Bonnie Brae declarou:
"Eles gritaram durante três dias e três noites. Era Páscoa. As pessoas vieram de todos os lugares. No dia seguinte foi impossível chegar perto da casa. Quando as pessoas entraram, elas caíram debaixo do poder de Deus; e a cidade inteira foi tocada. Eles gritaram lá até as fundações da casa cederam, mas ninguém foi ferido. Durante esses três dias havia muitas pessoas que receberam o batismo. Os doentes foram curados e os pecadores foram salvos assim que eles entraram".

Rua Azusa, 312

A casa na Rua Bonnie Brae ficou pequena demais para as multidões. Seymour e os outros irmãos procuraram um lugar para as reuniões, cada vez mais freqüentes e cheias de Poder. Eles acharam um prédio, na Rua Azusa, número 312, que tinha sido uma igreja Metodista Episcopal, mas, depois de ser danificado num incêndio, passou a estábulo e depósito. Depois de tirar os escombros, e construir um púlpito de duas caixas de madeira e bancos de tábuas, o primeiro culto foi realizado na Rua Azusa no dia 14 de abril de 1906.

Muitos cristãos na cidade de Los Angeles e cidades vizinhas já estavam esperando por um avivamento. Frank Bartleman e outros estiveram pregando e intercedendo por um avivamento como aquilo que Deus estava derramando sobre o país de
Gales. Inúmeras Igrejas já haviam se unido em torno de um único objetivo: o derramamento do Espírito como o ocorrido em Gales.

Num
folheto escrito em novembro de 1905, Barteman escreveu:
"A correnteza do avivamento está passando pela nossa porta... O espírito de avivamento está chegando, dirigido pelo sopro de Deus, o Espírito Santo. As nuvens estão se juntando rapidamente, carregadas com uma poderosa chuva, cuja precipitação demorará apenas um pouco mais.
Heróis se levantarão da poeira da obscuridade e das circunstâncias desprezadas, cujos nomes serão escritos nas páginas eternas da fama Celestial. O Espírito está pairando novamente sobre a nossa terra, como no amanhecer da criação, e o decreto de Deus saía: "Haja luz"...
Mais uma vez o vento do avivamento está soprando ao redor do mundo. Quem está disposto a pagar o preço e responder ao chamado para que, em nosso tempo, nós possamos viver dias de visitação Divina?"3


O pastor da Primeira Igreja Batista, Joseph Smale, visitou o avivamento em Gales, dando início a reuniões de avivamento em sua igreja, até que ele foi demitido pela liderança e convidado a se retirar do rol Batista. Esses encontros de avivamento contudo, já haviam despertado diversos jovens para a oração e a busca do que acontecia na Igreja Apostólica. Bartleman escreveu e recebeu cartas de Evan Roberts, o líder do avivamento de Gales. Mas o avivamento começou com o pequeno grupo de oração dirigido por Seymour. Depois de visitar a reunião na Rua Bonnie Brae, Bartleman, que buscava pelo batismo de fogo a alguns anos escreveu:
Havia um espírito geral de humildade manifesto na reunião. Eles estavam apaixonados por Deus. Evidentemente o Senhor tinha achado a pequena companhia, ao lado de fora como sempre, através de quem Ele poderia operar. Não havia uma missão no país onde isso poderia ser feito. Todas estavam nas mãos de homens. O Espírito não pôde operar. Outros mais pretensiosos tinham falhado. Aquilo que é estimado por homem foi passado mais uma vez e o Espírito nasceu novamente num "estábulo" humilde, por fora dos estabelecimentos eclesiásticos como sempre.3
A fama da Rua Azusa aumentou depois do terrível terremoto de 18 de abril, que destruiu a cidade vizinha de San Francisco. Duras críticas às reuniões nos jornais da cidade também ajudavam a espalhar a notícia do avivamento. As reuniões perduravam dias inteiros, os clamores eram ouvidos de longe, e a unção era tão forte que não raro, a casa ficava sitiada pelo Poder de Deus e as pessoas ao tentarem entrar no templo, caíam no Espírito nas próprias calçadas.
Como no Reavivamento de Gales, as reuniões não foram dirigidas de acordo com uma programação, uma liturgia estática. Não! mas foram compostas de orações, testemunhos e cânticos espontâneos. No jornal da missão, também chamado "The Apostolic Faith", temos a seguinte descrição dos cultos:
"As reuniões foram transferidas para a Rua Azusa, e desde então as multidões estão vindo. As reuniões começam por volta das 10 horas da manhã, e mal conseguem terminar antes das 20 ou 22 horas, e às vezes vão até às 2 ou 3 horas da madrugada, porque muitos estão buscando e outros estão caídos no poder de Deus. As pessoas estão buscando no altar três vezes por dia, e fileiras e mais fileiras de cadeiras precisam ser esvaziadas e ocupadas com os que estão buscando. Não podemos dizer quantas pessoas têm sido salvas, e santificadas, e batizadas com o Espírito Santo, e curadas de todos os tipos de enfermidade. Muitos estão falando em novas línguas e alguns estão indo para campos missionários com o dom de línguas. Estamos buscando mais do poder de Deus."4
Frank Bartleman também escreveu sobre o poderoso Mover do Espírito na Rua Azusa:

"
O irmão Seymour normalmente se sentou atrás de duas caixas de sapato vazias, uma em cima da outra. Ele acustumava manter sua cabeça dentro da caixa de cima durante a reunião, em oração. Não havia nenhum orgulho lá. Os cultos continuavam quase sem parar. Almas sedentas poderiam ser encontradas debaixo do poder quase qualquer hora, da noite ou do dia. O lugar nunca estava fechado nem vazio. As pessoas vieram para conhecer Deus. Ele sempre estava lá. Conseqüentemente, foi uma reunião contínua. A reunião não dependeu do líder humano. Naquele velho prédio, com suas vigas baixas e chão de barro, Deus despedaçou homens e mulheres fortes, e os juntou novamente, para a Sua glória. Era um processo tremendo de revisão. O orgulho e a auto-asserção, o ego e a auto-estima, não podiam sobreviver lá. O ego religioso pregou seu próprio sermão funerário rapidamente.
Nenhum assunto ou sermão foi anunciado de antemão, e não houve nenhum pregador especial por tal hora. Ninguém soube o que poderia acontecer, o que Deus faria. Tudo foi espontâneo, ordenado pelo Espírito. Nós quisemos ouvir de Deus, através de qualquer um que Ele poderia usar para falar. Nós tivemos nenhum "respeito das pessoas." O rico e educado foi igual ao pobre e ignorante, e encontrou uma morte muito mais difícil para morrer. Nós reconhecemos somente a Deus. Todos foram iguais. Nenhuma carne poderia se gloriar na presença dEle. Ele não pôde usar o opiniático. Essas foram reuniões do Espírito Santo, conduzidas por Deus. Teve que começar num ambiente pobre, para manter o elemento egoísta, humano, ao lado de fora. Todos entraram juntos em humildade, aos pés dEle".3
Notícias da Rua Azusa começaram a se espalhar como fogo em palha seca, e multidões vieram para poder experimentar aquilo que estava acontecendo. Além daqueles que vieram dos Estados Unidos e do Canadá, missionários em outros paises ouviram sobre o avivamento e visitavam a humilde missão. A mensagem, e a experiência "Pentecostal" foram levadas para as nações. O fogo do Consolador, mais uma vez, como em Jerusalém, começava a se espalhar com Poder e grande Glória. Novas missões e Igrejas Pentecostais foram estabelecidas, e muitas denominações Holiness se tornaram igrejas Pentecostais. Em apenas dois anos, o movimento foi estabelecido em 50 nações e em todas as cidades nos Estados Unidos com mais de três mil habitantes.5
Em setembro de 1906 a Missão da Rua Azusa lançou o jornal "The Apostolic Faith", que foi muito usado para espalhar a mensagem Pentecostal, e continuou até maio de 1908. O avivamento da Rua Azusa durou em seu êxito apenas três anos, mas foi instrumental no reavivamento do movimento Pentecostal, que é o maior segmento da Igreja evangélica hoje, influenciando todas as denominações cristãs do mundo, inclusive a católica romana e a católica ortodoxa. William H. Durham recebeu seu batismo no Espírito Santo em Azusa, formando missionários na sua igreja em Chicago, como E. N. Bell (fundador da Assembléia de Deus dos EUA), Daniel Berg (fundador da Assembléia de Deus no Brasil) e Luigi Francescon (fundador da Congregação Cristã no Brasil), todos estes estiveram no mover de Azusa.6

"Muitas igrejas têm orado para um Pentecoste, e o Pentecoste veio. A pergunta agora é, será que elas o aceitarão? Deus respondeu de uma forma que elas não procuraram. Ele veio de uma forma humilde, como no passado, nascido em uma manjedoura". –

The Apostolic Faith, Setembro de 1906


http://www.avivamentoja.com.br/
1. Fire on the Earth por Eddie Hyatt2. The Topeka Outpouring of 1901 por Larry Martin3. Azusa Street por Frank Bartleman4. Jornal The Apostolic Faith da Missão Azusa5. The Fire That Could Not Die por Rick Joyner6. Azusa Street & Beyond por Grant McClung

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